Contagem se mantém em alerta para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Nesta quarta-feira (22/3), foi a vez do Distrito Sanitário Ressaca dar início à programação do mutirão de limpeza. A ação foi realizada nos bairros Guanabara e Balneário da Ressaca, de onde foram recolhidas 3,5 toneladas de inservíveis. Nesta quinta-feira (23/3), o mutirão segue na região.
Fernando Marques, morador do bairro Balneário da Ressaca, que colocou inservíveis para serem recolhidos pelo caminhão, contou que os mutirões de limpeza são fundamentais nessa força tarefa de prevenção. “Essa iniciativa é excelente, em termos de higiene e, sobretudo, de saúde. Estou muito satisfeito com o mutirão e com as ações de conscientização da Prefeitura. A gente precisa trabalhar juntos para poder vencer”, afirmou.
O médico veterinário na Diretoria de Zoonoses, Hassan Zibaoui, destacou que cuidados simples, como deixar a caixa d'água tampada, limpar a calha e não deixar materiais acumularem água, é papel fundamental dos munícipes para prevenção. “As medidas continuam as mesmas de sempre. Todo mundo já ouviu o que é necessário para o combate do mosquito. Nós, cidadãos, somos os principais agentes capazes de mudar alguma coisa nesse cenário. Então é importante que a gente tenha consciência da nossa responsabilidade”, destacou.
Os mutirões de limpeza estão sendo realizados nas regiões com alto índice de proliferação do mosquito. Desta maneira, os profissionais de cada Distrito Sanitário informam os moradores sobre o dia e horário que o caminhão irá recolher os materiais. Importante enfatizar que são recolhidos apenas inservíveis que acumulam água.
Confira medidas de prevenção para adotar nas residências, segundo orientações do Ministério da Saúde (MS):